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Legado

Morte

Em 18 de julho de 2024, Silvio foi internado no Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista, para se recuperar de uma infecção por H1N1; teve alta dois dias depois. Em 1.º de agosto do mesmo ano, voltou a ser hospitalizado, segundo a assessoria de imprensa da emissora, para passar por exames de imagem, ficando internado desde então. Em 17 de agosto de 2024, Silvio morreu em São Paulo, aos 93 anos, por broncopneumonia, causada pela infecção de H1N1. Sua morte foi sucedido de diversos decretos de luto oficial, tanto no município e estado de São Paulo quanto no país. A seu pedido, não houve realização de velório, com enterro seguindo as tradições judaicas restrito apenas a amigos e parentes próximos.

Legado de Silvio Santos

Ícone da televisão brasileira, o apresentador construiu um império ao longo da carreira, com negócios que vão de bancos à construção civil, ao mesmo tempo em que revolucionou a forma como o público interage com a mídia e as marcas.
A habilidade de Senor Abravanel, nome verdadeiro de Silvio Santos, em se comunicar de maneira simples e eficaz, criando uma conexão direta e duradoura com a audiência, também é lembrada por especialistas em comunicação e marketing. “Ele revolucionou a TV aberta no Brasil criando um estilo de apresentação carismático, conectando-se com as massas e estabelecendo um padrão de interatividade e entretenimento popular que permanece influente até hoje”, afirma JC Rodrigues, doutorando em comunicação e práticas de consumo da ESPM, que atuou por sete anos como diretor da Disney Brasil. “Foi uma das figuras mais icônicas da TV brasileira, e soube trabalhar muito bem o equilíbrio entre uma celebridade acessível, próxima de seu público, enquanto ostentava a figura do ‘self-made man’, alguém que construiu um império midiático vindo de posições mais simples na sociedade”, complementa Rodrigues.
O legado de Silvio Santos também é significativo no jornalismo, como destaca Lucia Santa-Cruz, professora de História do Jornalismo da ESPM. “A criação do SBT marcou o início de um jornalismo mais popular, voltado para questões do cotidiano e acessível ao público geral”, afirma. Na área dos esportes, Joaquim Lo Prete, gerente da agência Absolut Sport, observa uma transformação similar. “Silvio Santos foi pioneiro ao compreender a diversidade do Brasil e ao adaptar sua programação para refletir essa diversidade. Como comunicador e empreendedor, ele abriu novos mercados e uniu as pessoas em frente à televisão. O domingo do futebol que conhecemos hoje deve muito ao fato de ele ter ajudado a estabelecer o domingo das famílias brasileiras”, afirma Lo Prete.
Para Eric Messa, coordenador da graduação em publicidade, propaganda e relações públicas da FAAP, o apresentador será uma eterna referência de criatividade e empreendedorismo no Brasil. “Inspiração de um brasileiro que começou pequeno e, com sua habilidade para os negócios e comunicação, construiu uma carreira de grande sucesso”, diz.